Instituições do Sistema Fieg:

Histórico

O IEL - Instituto Euvaldo Lodi, é uma associação civil, sem fins lucrativos, criado em Goiás há mais de 45 anos pela FIEG para desenvolver a integração indústria-universidade (ata 27/05/1970), sendo uma de suas primeiras atividades o Seminário de Dinâmica Gerencial - SEDING.

Desenvolveu atividades voltadas ao ensino, proporcionando visitas de alunos nas empresas, a promoção de monografias com premiações e em seguida implantou o programa bolsa-escola, promovido pelo MEC, através da UFG.

O Programa de Estágio foi implantado no ano de 1971. Foram expedidas carteiras de trabalhos para estagiários. Criou-se o escritório do IEL em a nápolis, em 1982, e posteriormente algumas representações no interior.

Em 1991, o IEL passou a integrar a Rede de Núcleos de Informação Tecnológica do PADCT/CNPq/MCT. Através do Núcleo de Informação Tecnológica para o setor da Construção Civil (NIT), o IEL projetou-se nacionalmente, realizando pesquisas tecnológicas, criando bases de dados, acervo técnico, parcerias com entidades de fomento e publicações técnicas.

Realizou importantes pesquisas, desenvolveu os projetos de bolsas de iniciação tecnológica, trabalhos manuais de engenharia, ciclo de palestras, visitas técnicas, qualidade total na educação e outros.

Preocupado em contribuir para o desenvolvimento empresarial, promoveu uma série de encontros com executivos das maiores empresas goianas para discussão de assuntos estratégicos para o desenvolvimento da economia do Estado. Atuando na vanguarda, fomentou a cultura da qualidade em Goiás, liderando o lançamento do Programa Goiano de Qualidade e Produtividade (PGQP), em 1992. Criou a Associação Goiana de Recursos Humanos (AGRH).

Ao longo dos anos, o IEL cresceu não somente quanto aos serviços prestados, mas também quanto aos seus recursos humanos. Até 1973 havia somente 1 funcionário. Atualmente, o Instituto conta aproximadamente 50 colaboradores (funcionários, estagiários) além de vários profissionais terceirizados.

Em 1996, fez o seu primeiro planejamento estratégico, estruturação administrativa em áreas de negócio, reorganização do espaço físico, implantação do Sistema de Gestão da Qualidade segundo as normas ISO 9000 e participou da criação do ICQ Brasil.
Conquistou um Certificado Internacional de Qualidade, segundo a Norma NBR ISO 9001:2000 e sua auto-suficiência financeira. Atua fortemente no programa de estágio, consultoria em gestão empresarial promove cursos na área da qualidade e realiza pesquisas. Em 2000 foi classificado em 2º lugar entre as melhores práticas do Programa de Estágio de acordo com pesquisa nacional do IEL/NC. Tem coordenado importantes cursos em Goiânia, em parceria com renomadas instituições e investido muito na formação de seus recursos humanos para atender com eficiência os clientes.


Missão do IEL
Contribuir para o desenvolvimento das pessoas e da competitividade empresarial.


Quem foi Euvaldo Lodi

Engenheiro civil e de minas formado pela Escola de Ouro Preto, sua terra natal. Começou a vida pública na construção de estradas e em serviços de exploração de minas de ferro e de carvão.

Foi presidente do Centro Industrial e da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro e da CNI - Confederação Nacional da Indústria. Como Deputado Federal, ocupou a vice-presidência da Câmara. Defendia o fortalecimento interno dos países de economia frágil.
Preocupado com os problemas sociais da indústria e do País, Euvaldo Lodi fundou o SENAI e o SESI. Acreditava no enriquecimento do Brasil pelo trabalho inteligente, pela exploração racional das nossas riquezas naturais.

O grande capitão da indústria, que tanto lutou pela independência financeira do País, faleceu em um trágico acidente automobilístico.

Euvaldo Lodi
*09/03/1896 + 18/01/1956

 

Curta nossa página
no facebook

Rua 200, nº 1.121, Qd.67-C Lt. 1-5, Ed.Pedro Alves de Oliveira - 2º andar - Setor Leste Vila Nova - Goiânia - Go, CEP.74.545-230

Central de Atendimentos: Goiânia - 4002 6213 | Demais localidades - 0800 642 1313